Na terra de Makunaima, em Boa Vista, Estado de Roraima, ocorreu nos dias 23 a 25 de agosto de 2024, a 9ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo do Fundo Indígena da Amazônia Brasileira.

A reunião reuniu os 11 conselheiros, diretoria executiva e equipe técnica do Podáali, pertencentes aos povos; Manchineri, Macuxi, Baré, Wapichana, Guajajara, Apurinã, Sateré Mawé, Karajá, Kambeba, Gavião Kyikatêjê, Mura, Tupari,  Galibi Marworno e Balatiponé. 

Com objetivo de fazer a rotação em todos os 09 Estados da Amazônia Brasileira, Roraima é o quarto Estado da Amazônia a receber a reunião do Conselho Deliberativo. “A ideia foi pensada para  fortalecer os povos indígenas, demonstrado a força e união”  é o que pontua o conselheiro, Chico Apurinã, do Povo Apurinã. 

Conselheiros presentes na 9ª Reunião do Conselho Deliberativo Foto: Nailson Almeida

Este é o primeiro encontro entre os conselheiros após Assembleias do Podáali, desta forma o presidente do Conselho Deliberativo e coordenador das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Toya Manchineri, do Povo Manchineri, pontua a importância da reunião.

“Estamos reunidos aqui com objetivo de traçar estratégias para avanços e andamento dos trabalhos do Fundo Indígena e refletir sobre novas captações, a ideia é que todos nós possa fortalecer cada vez mais o Podáali, e buscar que os Estados e os governos possam reconhecer o nosso fundo como um mecanismo dos povos indígenas da Amazônia Brasileira para a captação de recursos, e redistribuir esses recursos em forma de editais nos territórios indígenas dos 9 estados da Amazônia” Reflete Toya. 

 

Conselheiro anfitrião, Marcelo Macuxi, do povo Macuxi, que é representante de Roraima no Conselho, ressaltou o privilégio de receber a 9ª Reunião em seu Estado, pois é uma oportunidade dos demais conhecerem a realidade dos povos indígenas desse território.

Conselheiro Marcelo Macuxi Foto: Nailson Almeida

 

 

“Estou muito feliz por essa realização, de poder trazer nossos parentes para nosso lugar aqui em Roraima, e isso só foi possível graças ao sistema  de rodízio que a gente criou, de conhecer a realidade um dos outros” 

 

 

 

Em grande parte das falas, uma emoção sempre via à tona, a lembrança de uma das sócias fundadoras do Podáali, Drª Cris Baré que ancestralizou em julho.

Da direita para a esquerda: o Diretor Financeiro do Podáali, Sandro Baré, as conselheiras; Leonice Tupari, Concita Sompré, Inara Sateré Mawé. Foto: Nailson Almeida

 

“Na luta no chão da aldeia e na cidade, o podáali é feito por muitas mãos, aos que estão presente e aos que estão em presença espiritual, como nossa querida Drª Cris” destacou a conselheira, Concita Sompré, do povo Gavião Kyikatêjê.

A programação teve a duração de três dias, e durante esse período os conselheiros estiveram dialogando sobre os andamentos dos trabalhos do Podáali, e também apontando novas estratégias para captação de  recursos. 

 

 

 

Diretora Secretária do Podáali Cláudia Baré, ao lado do Conselheiro Marcelo Macuxi. Foto: Nailson Almeida

Com participação ativa de todos os 11 conselheiros, a reunião foi concluída de forma positiva, é o que afirma a diretora secretária do Podáali, Cláudia Baré, do povo Baré.

“Durante esse período foi feita a avaliação e encaminhamento de deliberações das assembleias do Podáali Ordinária e Extraordinária que ocorreu em maio deste ano. Também pudemos repassar informações de como estão as etapas e os processos dos nossos editais, tanto a nossa primeira chamada quanto a segunda chamada, como ainda outras modalidades, como a carta-convite. Avançamos ainda no processo de construção das políticas institucionais do Podáali, olhamos  e fizemos a pré-avaliação em relação às metas alcançadas, e alinhamento ao nosso plano estratégico, que está voltado para 2023 até 2026. Nós também conseguimos reunir, nesta 9ª Reunião Ordinária do Conselho, todos os conselheiros, ou seja, representantes dos nove estados da Amazônia, o representante da COIAB e o representante da UMIAB, isso demonstra, mais uma vez, que o Conselho Deliberativo do Podáali é um conselho atuante “, aponta Cláudia. 

 

Comente!

Outras notícias