Missão

O Podáali tem como missão promover e fortalecer a autonomia, os direitos indígenas, a gestão territorial e ambiental sendo referência na captação, gestão e repasse de recursos para povos, organizações e comunidades indígenas da Amazônia Brasileira.

Objetivos

Seus principais objetivos são: servir aos povos indígenas amazônicos e fortalecer suas lutas; e ser um instrumento estratégico para a articulação, captação e redistribuição de recursos a projetos indígenas em formatos que respeitem e considerem as diferentes formas de organização social e especificidades indígenas. O Podáali deve apoiar, de forma equânime, os projetos dos povos, considerando sempre os critérios de seleção, respeitando à diversidade e às formas próprias de organizar e pensar, tendo em vista sempre a manutenção da vida e dos conhecimentos ancestrais, na perspectiva da promoção do bem viver para toda a humanidade.

Linhas temáticas

O Podáali vai aportar recursos para apoiar as prioridades dos Eixos de Atuação da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab); da Política Nacional de Gestão Ambiental e Territorial em Terras Indígenas (PNGATI) e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para os povos indígenas.