Esta semana uma comitiva formada por representantes do Governo da Alemanha esteve em visita a Manaus, Fizeram parte da comitiva membros diretos da presidência da Alemanha, além de representantes do Ministério das Relações Exteriores e da Embaixada da Alemanha em Brasília. Na oportunidade, o grupo buscou conhecer os desafios e os projetos desenvolvidos pelo poder publico e organizações do movimento indígena.
Nesta segunda-feira (21/11) a comitiva esteve visitando a Sede da COIAB para conhecer o espaço e as atividades desenvolvidas pela instituição, na oportunidade o PODÁALI foi convidado para apresentar A luta pela demarcação dos territórios indígenas e o trabalho executado pela Coiab em defesa dos povos originários foram algumas das pautas da visita da comitiva composta por representantes do Governo da Alemanha, nesta segunda-feira (21/11), na sede da Coiab, em Manaus.
Conforme explica a coordenadora secretária da Coiab, Marciely Tupari, o encontro foi importante porque foi possível perceber o interesse da comitiva em conhecer de fato a realidade dos povos indígenas da Amazônia brasileira e o trabalho que a Coiab vem realizando.
“A Coiab é a maior organização indígena do Brasil, representa mais 180 povos, fora os 114 registros de povos isolados. A gente vem atuando de uma maneira muito grande e eles puderam tirar suas dúvidas sobre o trabalho que estamos realizando”, afirmou Marciely.
“Pudemos falar um pouco do quão difícil foram esses quatro anos de desgoverno e as consequência que ficaram aí. O pouco que eles puderam escutar foi de uma importância muito grande”, acrescentou Marciely.
Rose Meire Apurinã, vice-diretora executiva do Podaali – Fundo Indígena da Amazônia Brasileira compartilhou sobre a atuação do fundo, como o primeiro mecanismo de abrangência amazônica para captação e redistribuição de recursos aos povos, organizações e comunidades indígenas.
ASCOM/PODÁALI/COIAB