O tempo está mudando, e os povos indígenas já sentem essas transformações em seus territórios. Com a mensagem de que a resposta para a crise climática vem dos povos indígenas, o Podáali – Fundo Indígena da Amazônia Brasileira integrou a delegação da Amazônia na Semana do Clima, que ocorreu entre os dias 21 e 28 de setembro, em Nova York (EUA).

O Podáali esteve representado por sua diretora executiva, Valéria Paye, que no dia 23 participou da Reunião do Comitê Diretor Global da Tropical Forest Forever Facility (TFFF), ao lado de Toya Manchineri, coordenador geral da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab); Kleber Karipuna, representante da Coiab na Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib); e Josimara Baré, coordenadora do Fundo Rutî (Conselho Indígena de Roraima).

O encontro foi organizado pela Aliança Global de Comunidades Territoriais (AGCT), que tem conduzido a discussão sobre a inserção dos povos indígenas e comunidades tradicionais na arquitetura do TFFF. Um dos resultados de debates anteriores foi a proposta de que 20% dos recursos do Fundo Tropical das Florestas sejam destinados a povos indígenas e comunidades tradicionais, fortalecendo iniciativas em seus territórios e organizações.

“O debate neste encontro se deu em torno de como será feita a governança desse recurso. Quem participa, considerando a grande diversidade de povos nos três continentes. A decisão sobre a criação dessa governança, seus membros e sua composição foi um passo importante, mas ainda é preciso avançar. Foi marcada uma próxima reunião online, antes da COP, para aprofundar a discussão e levar uma proposta final para a COP30, junto com o documento consolidado e o lançamento oficial do TFFF, pelo governo brasileiro”, destacou Valéria Paye.

O TFFF é um fundo liderado pelo Brasil, criado para apoiar as florestas tropicais do mundo, em especial no Sul Global. Como gesto inicial, o governo brasileiro anunciou, em Nova York, o aporte de US$ 1 bilhão, com a meta de alcançar US$ 24 bilhões.

O Fundo Indígena da Amazônia Brasileira tem acompanhado de perto esses debates. Por ser um braço técnico do movimento indígena amazônico, considera sua presença imprescindível em processos estratégicos como o TFFF, garantindo que os povos indígenas sejam reconhecidos como protagonistas das soluções para a crise climática.

Além dessa participação, o Podáali esteve presente em outros eventos estratégicos da Semana do Clima, reforçando sua missão de valorizar e apoiar as iniciativas dos povos indígenas amazônicos no cenário global.

 

Comente!

Outras notícias