Em Alter do Chão, município de Santarém (PA), os conselheiros deliberativos do Fundo Indígena da Amazônia Brasileira, reuniram-se entre os dias 28 e 29 de janeiro, para a realização da 5ª Reunião Extraordinária do conselho deliberativo do Podáali. O objetivo foi fazer a leitura e revisão do Regimento Interno da Instituição.

Durante dois dias, o conselho se debruçou a fazer o debate dos artigos, capítulos e incisos do Regimento. 

As lideranças presentes, que integram a governança do Fundo, reforçaram a importância da atualização deste documento e destacaram que sua revisão representou um avanço significativo. O presidente do conselho deliberativo na 5ª Reunião Extraordinária, e vice-coordenador do Coiab, Alcebias Sapará, ressaltou a importância desse momento.

“Entendemos que este é mais uma ferramenta de avanço para dentro da estrutura institucional do nosso Fundo, para que nós possamos alcançar o aperfeiçoamento do que a gente vem trabalhando” reflete Alcebias

A diretora executiva do Podáali, Valéria Paye, ressaltou que esse processo reflete a caminhada do Fundo Indígena que ao longo de anos foi sendo construído junto com suas lideranças, e agora não poderia ser diferente. 

“Finalizamos a revisão, e juntamente com os conselheiros e assessoria jurídica, avaliamos e construímos  novas propostas de melhoria no Regimento, e ao final aprovamos. Vejo isso com muito entusiasmo, é mais um passo dado, são documentos que são muito importantes para que possamos cada vez mais ter um mecanismo fortalecido e seguro” , ressaltou Valéria. 

A líder indígena e membro do conselho Fiscal do Podáali , Angela Kaxuyana, foi convidada para participar e ajudar nesse debate, ela ressaltou como extremamente significativo esse movimento. 

“ É um progresso sobre a orientação dos trabalhos do Podáali, não somente da diretoria, mas de todo um fluxo, desde o Conselho à diretoria. Então, vejo como uma medida de segurança das ações, dos próximos passos e também do crescimento do Fundo Indígena Podáali” refletiu Angela.

Após as avaliações e propostas, o Regimento Interno foi aprovado pelos conselheiros deliberativos, que cumprem  seu papel enquanto lideranças eleitas para fazerem parte do conselho.

Esta aprovação é mais um marco na história do Podáali, que inicia o ano de 2025 com um dos principais documentos da instituição atualizado. 

Ao final da 5ª Reunião Extraordinária, foram feitos os informes pelos conselheiros sobre as agendas de suas organizações. A diretoria executiva também fez os informes sobre as atividades, a 2ª chamada, ações previstas e a atualização dos encaminhamentos da 9ª Reunião Ordinária do conselho deliberativo que ocorreu em agosto de 2024. 

Comente!

Outras notícias