Em um momento carregado de emoções, foi realizado na tarde do dia 24 de abril, na tenda principal da Coordenação das Organizações da Amazônia Brasileira (Coiab) no Acampamento Terra Livre, em Brasília, um ato de formalização de parceria do projeto “Garantindo os direitos territoriais dos povos indígenas da Amazônia Brasileira”.
O objetivo do projeto é avançar no processo de demarcação de 5 terras indígenas (TIs), garantindo mais segurança territorial em cerca de 3 milhões de hectares, que são moradas de 15 povos indígenas, além de povos em situação de isolamento, contribuindo para a proteção de mosaicos de TIs e Unidades de Conservação (UCs) que somam cerca de 34 milhões de hectares.
O líder Indígena Leo Kaxuyana Tiriyo, do Estado do Pará, ressaltou com bastante emoção a importância dessa parceria.
“Essa cooperação é um momento histórico, pois vai ajudar na nossa caminhada para demarcação de nosso território, nossos mais velhos sonhavam demarcar essa terra, e nós jovens estamos continuando essa luta, e a gente vai demarcar porque é a nossa casa” finalizou a liderança indígena.
O Projeto é uma parceria entre Podáali (Fundo Indígena da Amazônia Brasileira) e a COIAB junto às organizações indígenas de base, com apoio da The Tenure Facility.
O Podáali, enquanto mecanismo técnico e financeiro do movimento indígena, cumprirá o papel de apoiar as organizações e comunidades indígenas, na implementação de ações voltadas ao avanço nos processos de demarcação, proteção dos territórios e das vidas.