O Podáali-Fundo Indígena da Amazônia Brasileira, lançou em abril, a II Chamada Amazônia Indígena Resiste: “Na defesa e cuidado com as vidas”. O objetivo geral desta Chamada é apoiar diretamente iniciativas de povos, organizações e comunidades indígenas que fortaleçam e promovam práticas de gestão territorial e ambiental; economia sustentável e soberania alimentar; fortalecimento organizacional e promoção de direitos; educação e formação profissional indígena, visando assim, contribuir para que nossos povos sigam na defesa e cuidado com todas as vidas.
A chamada representa a necessária continuidade da resistência histórica das lutas indígenas pelos direitos, proteção de um dos principais biomas do planeta e sobretudo, pelas vidas. Representa o reconhecimento das formas indígenas de cuidar e interagir respeitosamente com a natureza, em uma relação de troca com a mãe Terra. Em outras palavras, nós povos indígenas não somos apenas cuidadores da floresta, nós SOMOS a própria floresta dialogando com outros mundos. Nessa relação de ser e pertencer, respiramos junto com a mata, as águas, e todos os seres sagrados que habitam o solo ancestral, permitindo o convívio, a defesa e cuidado com as mais diversas formas de vida. O Podáali, como instrumento indígena reencantado desta cosmovisão de proteger e cuidar da floresta Amazônica, dos povos originários que nela historicamente vivem e de todas as vidas, não atua observando por cima a floresta e a rede de pessoas que nela habita; o Podáali está nas bases, pisando o mesmo chão das lideranças amazônicas que formaram o Fundo e compreende, a partir do seu mecanismo de gestão, as necessidades e demandas da região amazônica que desencadearam a promoção desta II chamada que é resultado de uma atuação conjunta, coordenada e em favor dos povos indígenas, com vistas a promover o fortalecimento e apoio às iniciativas próprias e prioritárias de nossos povos da Amazônia brasileira.
Hoje divulgamos os resultados da seleção de iniciativas da II chamada “Amazônia Indígena Resiste: na defesa e cuidado com as vidas”.
Confira abaixo a lista das propostas selecionadas:
ESTADO | Título do projeto | Organização Solicitante | Organização Parceira |
---|---|---|---|
ACRE | “Fortalecimento dos Direitos e da Educação nas Comunidades Indígenas do Acre” | Organização dos Professores Indigenas do Acre – OPIAC | |
ACRE | Raízes da Mudança: Mulheres Indígenas Moldando o Amanhã | Organização das Mulheres Indígenas do Acre,Sul do Amazonas e Noroeste de Rondônia (SITOAKORE) | |
ACRE | Educando Manxineru, o saber que a gente sabe | Manxinerine Ywptowaka | |
ACRE | Implantação de área agrícola produtiva aldeia Boa Floresta Terra Indígena Cabeceira do Rio Acre | Associação Nuku Xina | |
Amapá | LANG KHEUOL GALIBI- MARWORNO | Articulação Indígena do Povo Galibi-Marworno | |
Amapá | Caminhos do Jenipapo | Coletivo waçá-wara | Associação UASEI dos Povos Indígenas do Oiapoque |
Amapá | Konesãs Volõte: fortalecimento da sociobioeconomia dos povos indígenas de Oiapoque em resposta à crise nas roças de mandioca | Associação Uasei dos Povos Indígenas de Oiapoque | |
Amapá | Vozes Ancestrais: Fortalecendo a Língua e Cultura Wajãpi | ASSOCIAÇÃO INDIGENA WAJÃPI | |
Amazonas | Arqueologia Parintintin: conhecendo e fortalecendo nossas memórias ancestrais. | Associação do Povo Indígena Parintintin da Terra Indígena Ipixuna -APPTI Humaitá) | |
Amazonas | Oficina de formação e aperfeiçoamento das lideranças kanamari do Rio Juruá e Jutaí | CONSELHO INDÍGENA KANAMARI DOS RIOS JUTAÍ E JURUÁ -CIKAJU | |
Amazonas | Ninguém larga a mão de ninguém: união para o cumprimento do direito à Educação específica e diferenciada. | Fórum de Educação Escolar e Saúde Indígena do Amazonas -FOREEIA | |
Amazonas | Casa de Memória Ancestral Digital de Kamanaus | IGARA KUYÃ BUESARA ITA ( canoa das mulheres que ensinam) | APIAM |
Amazonas | 2ª Etapa de capacitação dos professores Matis | Associação Indígena Matis – AIMA | |
Amazonas | Haryporia Ehaigte Muesaika Hap (Fortalecimento da Saúde da Mulher Indígena) | Organização dos Agentes Indígenas de Saúde | Associação dos Indígenas Sateré-Mawé da Ilha Michiles e do Baixo Marau (WEPAINUG) |
Maranhão | Ikyrymaw haw ma’e iapohaw ete kwehe har wanekohaw ma’e, izapoawer wà(Fortalecer as raízes originárias e as práticas culturais através dos artesanatos) | Organização Wiriri Kuzá Wá (Mulheres Andorinhas). | Associação Indígena Comunitária Mainumy (AICOM) |
Maranhão | Escola do Saber, nosso jeito de aprender e ensinar. Fortalecendo nossa cultura e garantindo nosso caminho | Associação Indígenas, Agricultores Familiares e extrativista do Território Taquaritiua, Viana- MA (ASIAFE) | |
Maranhão | Comunicar e fortalecer: o plano de comunicação institucional da Coordenação das Organizações e Articulações dos povos indígenas do Maranhão – COAPIMA | Coordenação das Organizações e Articulações dos Povos Indígenas do Maranhão – COAPIMA | |
Maranhão | Defesa e Segurança da Terra Indígena Bacurizinho | Associação dos Pais e Mestres Indígenas Guajajara do PIN Bacurizinho | |
Mato Grosso | EmporderArte no fortalecimento da nossa luta, nossas vozes e nossa arte | Ropni Departamento de Mulheres do Instituto Raoni | Instituto Raoni |
Mato Grosso | Napapala – Fortalecimento dos Saberes Tradicional | Organização Familiar Umatalhi – Aldeia da Terra | |
Mato Grosso | Produção Agroflorestal Comunitária da aldeia Nochopro Matupama para garantia da soberania, segurança alimentar e nutricional e geração de emprego e renda das famílias da aldeia. | ASSOCIAÇÃO FAMILIAR NOCHOPORO – AFAN | |
Mato Grosso | Proteção Territorial e Monitoramento da Terra Indígena Batovi da Aldeia Ulupuwene | Associação Indígena Ulupuene – AIU | |
Mato Grosso | Encontro da Educação Escolar Indígena do TIX | Comissão de Educação Escolar Indígena do Território Indígena do Xingu | Associação Terra Indígena Xingu – ATIXl |
Pará | Ipinima awaete mae: Formação e Produção de Material Didático e Audiovisual | Associação Arawayga Parakanã | |
Pará | Tradições Vivas: Educação Através da Memória e Arte. | Associação das Comunidades Indígena Ribeirinhas da Região de Altamira- TAKURARÊ | |
Pará | Educação Digital Indígena | Associação Indígena Tuto Pombo | |
Pará | Centro de Ensino Linguístico e Cultural Penxyre. | ASSOCIAÇÃO INDÍGENA MPONA TON KAXUWA PARKATÊJÊ | |
Pará | Ure uruapo mu’etawaeté (nós precisamos fazer a escola verdadeira): Ações para valorização da educação escolar Aikewara. | Associação Suruí-Aikewara da aldeia Yetá (AIAYPA) | |
Rondônia | Apoio a cadeia produtiva do artesanato da Terra Indígena Pacaas Novas. | Associação Xiyan Oro Nao | |
Rondônia | Vekala: protegendo a floresta e produzindo alimentos. | Cooperativa de Produção e Extrativismo Sustentável da Floresta Vekala | |
Rondônia | Projeto Me’ | Associação Indígena Santo André | |
Rondônia | Piscicultura no território do povo Cinta Larga | Associação Patjamaaj- coordenação das associações indígenas do povo Cinta Larga | |
Roraima | Fortalecendo e Valorizando o Conhecimento Tradicional das Mulheres da Região Médio São Marcos. | Movimento de Mulheres da Região Médio São Marcos | Associação dos Povos Indígenas da Terra de São Marcos APITSM |
Roraima | Educação de Maloca – Construindo Vidas e Valorizando saberes Indígenas no CIFCRSS. | Conselho Indígena de Roraima – CIR | |
Roraima | “Projeto Iraïma” | URIHI ASSOCIAÇÃO YANOMAMI | |
Roraima | Comunica Wayamu: Formação para Jovens Comunicadores para Proteção do Território e Incidência Política no acesso de direitos indígenas | ASSOCIAÇÃO DO POVO INDÍGENA WAI WAI – APIW | |
Tocantins | Projeto de Etnoturismo e Ecoturismo de Base Comunitária Indígena Karajá. | CASA DE CULTURA KARAJÁ – CCK | |
Tocantins | Caminhos e diálogos para uma educação voltada para o bem-viver do povo Apinajé. | Associação Indígena Apinajé PYKA MEX | |
Tocantins | Plantar, colher, comer e festejar: o alimento como símbolo de resistência do povo Krahô. | Aldeia Krahô Recanto dos irmãos | Associação Indígena Me Hempej Xa |
Tocantins | Projeto Vozes da Ilha: Fortalecimento Institucional da etnia Javaé na Ilha do Bananal – TO | Instituto de Caciques e Povos Indígenas da Ilha do Bananal – TO |
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