Representantes do Fundo Indígena da Amazônia Brasileira viajaram até a Indonésia, mais precisamente a Jacarta, para participar do lançamento do Fundo Nusantara.
Diretora secretária do Fundo Indígena da Amazônia Brasileira entrega artesanato indígena produzido na região do Alto Rio Negro às autoridades durante a cerimônia de lançamento do Fundo Nusantara.
Esse novo fundo foi criado em conjunto pela AMAN (a rede nacional de povos indígenas do arquipélago), KPA (o movimento nacional de reforma agrária) e Walhi (a maior organização ambiental do país), com o objetivo de canalizar financiamento para as comunidades em apoio ao reconhecimento de direitos, governança territorial e economias locais baseadas em recursos naturais.
O fundo, o primeiro do gênero na Indonésia, também ampliará e fortalecerá o papel dos povos indígenas e das comunidades locais na proteção da biodiversidade e na mitigação das mudanças climáticas.
O Podáali por meio da diretora secretária, Cláudia Soares Baré e de Angela Kaxuyana, que é membro do conselho Fiscal, participa deste intercâmbio territorial, que inclui uma visita a uma comunidade piloto e de um workshop. O encontro tem como objetivo fortalecer a comunidade global de fundos liderados por fundos e mecanismos liderados por povos e comunidades tradicionais (PCTs) e seu impacto nas comunidades por meio de intercâmbios, aprendizagem cruzada e apoio mútuo.