O Podáali – Fundo Indígena da Amazônia Brasileira é uma associação indígena, privada e sem fins lucrativos, com sede em Manaus (AM), instituída oficialmente em janeiro de 2020. Criado por e para os povos indígenas da Amazônia, atuamos nos nove estados da Amazônia Legal, promovendo o acesso direto e com justiça social a recursos voltados ao fortalecimento de nossas iniciativas, planos de vida e formas próprias de organização.

Podáali, na língua do povo Baniwa (tronco linguístico Aruak), significa “doar sem querer nada em troca” — expressão que traduz nossos valores de reciprocidade, solidariedade e compromisso com o bem viver.

Mais do que um mecanismo de financiamento, o Podáali é uma estratégia de autonomia, reconhecimento e fortalecimento das soluções indígenas no cuidado com todas as vidas. Nossos processos são construídos coletivamente, respeitando os conhecimentos, culturas e realidades dos povos indígenas, e fortalecendo as capacidades de autogestão em nossos projetos e territórios.

CONTRATAÇÃO E ÁREA DE ATUAÇÃO:

A Seleção tem como objetivo a contratação de um(a) Analista Financeiro(a) na modalidade pessoa jurídica para atuar no acompanhamento financeiro dos apoios concedidos pelo Podáali aos povos, comunidades e organizações indígenas na Amazônia Brasileira.

INFORMAÇÕES SOBRE A VAGA/CONSULTORIA:

O Analista Financeiro de Projetos e Concessões terá as seguintes responsabilidades/entregas:

● Acompanhar e monitorar a execução financeira dos apoios concedidos pelo Podáali aos povos, comunidades e organizações indígenas;
● Apoiar e dar suporte técnico contínuo às organizações apoiadas, especialmente sobre gestão financeira e prestação de contas;
● Analisar prestações de contas e verificar conformidade com acordos e normativas;
● Emitir pareceres financeiros técnicos e detalhados;
● Apoiar a realização de oficinas, formações e produção de materiais didáticos sobre gestão financeira e prestação de contas dos apoios concedidos.
● Produzir relatórios financeiros periódicos sobre a execução dos apoios;
● Elaborar indicadores e análises sobre o impacto financeiro dos projetos;
● Contribuir com a sistematização de dados para monitoramento institucional dos apoios;
● Contribuir na elaboração de projetos e programas institucionais, com foco na sua viabilidade e estruturação financeira.
● Apoiar a interface com os públicos dos projetos (beneficiários) e equipe interna operacional dos setores de projeto e financeiro;
● Participar de reuniões, para acompanhamento e cumprimento de tarefas definidas;
● Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao cargo.

PROCESSO DE SELEÇÃO:

O processo de seleção será composto pelas seguintes etapas:

1. Análise de Currículos e Carta de Intenção: Avaliação das qualificações, experiências e motivações dos(as) candidatos(as) expressas no currículo e na carta de intenção com proposta de pretensão de remuneração. Os(as) candidatos(as) mais alinhados(as) ao perfil da vaga serão convidados(as) para a próxima etapa.

2. Entrevista: Avaliação das competências técnicas, habilidades interpessoais e alinhamento aos valores do Podáali.

3. Contato com Referências: Confirmação de experiências, competências e histórico profissional dos(as) finalistas.

A seleção final considerará o desempenho em todas as etapas.

ENVIO DAS CANDIDATURAS:

Os(as) interessados(as) deverão enviar os seguintes documentos para o e-mail: projetos@fundopodaali.org.br, com o assunto: “Candidatura – Analista Financeiro de Projetos e Concessões”:
1) Currículo atualizado;
2) Carta de intenção com pretensão de remuneração;
3) Indicação de dois contatos de referência profissional.

O retorno será dado somente as propostas que forem selecionadas para a etapa de entrevistas;

Período de inscrição: de 04 de dezembro de 2025 a 13 de dezembro de 2025

  • Baixe o TDR completo AQUI

Comente!

Outras notícias