O Conselho Fiscal e a Diretoria Executiva do Fundo Indígena da Amazônia Brasileira reuniram – se por dois dias, quarta-feira (17/05) e na quinta-feira (18/05), na sede do Podáali, em Manaus. O encontro foi a primeira reunião do Conselho Fiscal para orientação e avaliação institucional da gestão do fundo, nestes dois anos de atuação.

O Conselho Fiscal é composto por três lideranças indígenas: Ângela Kaxuyana, do Povo Kahyana ( PA); Mário Nicácio, do Povo Wapichana (RR) e Kleber dos Santos Karipuna, do Povo Karipuna (AP). Eles foram indicados pelo Conselho Deliberativo, a partir da avaliação de perfil técnico e experiência em gestão das lideranças que devem contribuir na função por quatro anos.

A governança do Podáali é composta exclusivamente por indígenas e está organizada através da seguinte estrutura: Assembleia Geral, Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal, Conselho Orientador e Diretoria Executiva.

Na avaliação da conselheira Ângela Kaxuyana, a imersão na sede foi extremamente positiva, pois além de conhecer parte da equipe técnica, estrutura e dinâmica de gestão organizacional, os conselheiros puderam contribuir com observações para otimizar a gestão.

“Fizemos as análises e pudemos constatar que a gestão segue os padrões legais. Por exemplo, no período já houve uma auditoria o que ratifica a transparência com as contas e o compromisso dos gestores com a organização. Eu fiquei muito satisfeita em poder ver este sonho – que é a criação de um Fundo com gestão indígena – concretizado aqui e cumprindo a sua missão. A realização da primeira chamada ‘Amazônia Indígena Resiste’ é uma conquista simbólica para todos nós que sonhamos juntos com a construção deste mecanismo de apoio aos povos indígenas da Amazônia brasileira”, comentou a conselheira.

Após uma avaliação da estrutura e do trabalho a ser realizado, uma das recomendações feitas pelo Conselho Fiscal foi que aumentasse a equipe técnica para dinamizar questões operacionais e organizacionais, visto que atualmente o Podáali conta com um número enxuto de colaboradores e consultores.

Para além do Conselho Fiscal, participaram das reuniões as Diretoras Executivas: Valéria Paye; Rose Apurinã e Claudia Soares Baré.

Comente!

Outras notícias