Aconteceu entre os dias 09 e 10 de março, em Manaus, a Oficina de Planejamento Estratégico do Podáali. Lideranças indígenas da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), União das Mulheres Indígenas da Amazônia Brasileira (UMIAB), Tocantins, Mato Grosso, Rondônia, Roraima e Acre se juntaram à Diretoria Executiva e aos parceiros do Fundo na modalidade semipresencial. Estavam presentes de forma online Dimas Galvão e Vinicius Benites, da Coordenadoria Ecumênica de Serviços (CESE), Juliane Yamakawa, do Fundo Brasil de Direitos Humanos, Mário Nicácio, do Conselho Fiscal do Podáali, Toya Manchineri, da COIAB/COICA, e Aurélio Vianna, assessor do Podáali. É a primeira vez que o Fundo Indígena promove evento presencial para planejamento estratégico da instituição.

“O Podáali é um sonho que já se tornou realidade, já nasceu. Hoje nós estamos discutindo esse sonho, que não é pequeno”, afirmou o conselheiro do estado do Acre, Chico Apurinã. Os dois dias de debates intensos contribuíram para construir os objetivos estratégicos, as ações e atividades para os próximos cinco anos de atuação do Podáali.

A conselheira da UMIAB, Rosemeire Teles, do povo Arapaso, destacou que os próximos passos para o Fundo Podáali é dar continuidade ao compromisso nas relações com as bases. Os conselheiros têm o papel de abrir caminhos entre os povos de cada estado, porque “as ações são direcionadas às bases e nós somos as bases”, frisou.

O conselheiro do Mato Grosso, Ariabo Quezo, do povo Balatiponé, concordou com Rosemeire ao dizer que “o público maior que queremos alcançar são os povos e os territórios indígenas”. A liderança concorda que a participação nas discussões do planejamento faz com que os conselheiros envolvam outras lideranças do movimento indígena.

Além das lideranças do Acre, UMIAB e Mato Grosso, os Conselheiros Marcello Macuxi, Avanilson Karajá, Maria Leonice Tupari e Nara Baré estavam presencialmente representando o Conselho Deliberativo. A partir da reunião, que foi mediada por Ana Cláudia Chaves e Luciano Cardenes, será produzido documento com ações estratégicas para, posteriormente, aprovação em reunião do Conselho Deliberativo em julho de 2022.

Confira alguns registros da oficina:

Comente!

Outras notícias