O encontro aconteceu durante a Oficina de Planejamento do Podáali.  

Durante os dias 11 e 12 de novembro, o Podáali realizou, em Manaus,  a oficina para elaboração do Plano Estratégico. A ação prevê as metas e desafios dos próximos quatro anos do Fundo Podáali (2023  a 2026). 

O Fundo Indígena do Rio Negro (FIRN) participou da Oficina. O Diretor do Fundo, Marivelton Baré, e a Gerente Administrativa, Josimara Oliveira, estiveram presentes no encontro. A atividade também contou com a participação de representantes do Conselho Deliberativo do Podáali e parceiros. Marivelton Baré, que também é do Conselho Deliberativo do Fundo, trouxe experiências inspiradoras para a discussão. 

O FIRN, assim como o Podáali, são os primeiros fundos geridos por indígenas no Brasil. O que diferencia as duas organizações é a área de atuação. Enquanto o FIRN  tem o alto Rio Negro como região de abrangência,  o Podáali atua em nove estados da Amazônia Brasileira. Ambos os fundos têm similaridades nos  processos institucionais e visão de como gerar apoio financeiro efetivo aos povos, organizações e comunidades indígenas. 

Gerente Administrativa do Firn, Josimara Oliveira na Sede do Podáali/ Foto: Rafaela Zincone

 

 

 

 

 

 

 

No fim de tarde do dia 14, o Podáali recebeu a presença de Josimara na sede, em Manaus. A reunião aconteceu para uma apresentação detalhada sobre o FIRN e sua experiência na execução de projetos. Josimara também expôs a vivência de execução  com 1º Edital do Fundo Indígena do Rio Negro, que teve seu lançamento em setembro de 2021 e contemplou 15 projetos em comunidades indígenas.

A apresentação e compartilhamento de ideias e desafios foi relevante para o Podáali. O Fundo Indígena da Amazônia Brasileira pôde captar inspiração e motivação para a realização da I Chamada, que está em elaboração e próximo ao seu lançamento.

 O FIRN representa para o Podáali mais do que um parceiro institucional. O Fundo é uma organização irmã criada pelo Movimento Indígena Amazônico. Os dois mecanismos de apoio continuarão o compartilhamento de saberes e inspiração para que ambos sigam fortalecidos na missão de captar recursos para chegar até os  povos e territórios indígenas  da Amazônia. 

ASCOM/PODÁALI

Comente!

Outras notícias