Demarcação já!!!
Cerca de 20 lideranças de vários povos Yana, da região de Trombetas, cumprem agenda de reuniões com o Ministério dos Povos Indígenas (MPI) e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) em Brasília.
A pauta única é a reivindicação da garantia do Território, demarcação da TI Kaxuyana Tunayana e a criação do GT da TI Ararü.
“MPI é a nossa esperança, demarcar nosso Território para nós é reparação”. É a mensagem deixada pela Ana Lúcia Kahyana.
O Fundo Podáali acompanha a agenda que tem relação com a parceria envolvendo este Fundo Indígena, o Território Kaxuyana/Tunayana e a COIAB com vistas a implementação do Projeto Garantindo Direitos Territoriais a povos indígenas da Amazônia Brasileira que terá apoio da Tenure Facility a partir de 2023.
“Neste contexto positivo em que a mudança de governo no Brasil traz essa oportunidade de dialogar e construir uma parceria entre as organizações indígenas e o Estado Brasileiro, como parte da rede do movimento indígena, nós do Fundo Podáali estamos juntos, pois entendemos que a demarcação dos territórios indígenas é a base de todo o processo de ações a serem realizadas. A gente vislumbra que a partir daí, as lideranças podem construir os projetos para o fortalecimento dos povos e a garantia de sua autonomia.”, observa Valéria Paye Kaxuyana, diretora executiva do Podáali Fundo Indígena da Amazônia Brasileira.
[…] Uma das publicações menciona ainda o apoio do Tenure Facility. “O Fundo Podáali acompanha a agenda que tem relação com a parceria envolvendo este Fundo Indígena, o Território Kaxuyana/Tunayana e a COIAB com vistas a implementação do Projeto Garantindo Direitos Territoriais a povos indígenas da Amazônia Brasileira que terá apoio da Tenure Facility a partir de 2023”, diz a publicação feita em maio deste ano. […]