Durante os últimos três dias (de 9 até 11 de maio ), representantes dos principais fundos comunitários e socioambientais da Amazônia estiveram reunidos em Belém (PA) para compartilhar experiências, dialogar sobre os desafios da Rede de Fundos Comunitários da Amazônia. A realização do encontro foi encaminhamento das atividades realizadas no âmbito do Fórum Social Panamazônico ocorrido em 2022, para a construção desta aliança entre os fundos comunitários, com o propósito de dar continuidade ao processo de interação e a perspectiva de construir uma agenda, que contribua no fortalecimento e ações conjuntas para acesso aos recursos financeiros e  apoio aos povos, comunidades e às organizações amazônicas nos seus planos de vidas.

O encontro reuniu representantes de 7 (sete) fundos; Fundo Dema, Fundo Podáali, Fundo FIRN, Fundo Babaçu, Fundo Mizizi Dudu, Fundo Luzia Dorothy e Fundo Puxirim e teve apoio do Sefras – Ação Social Franciscana e da Fase – Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional.

“Esse tipo de atividade proporciona um intercâmbio fundamental, é muito importante que os Fundos que atuam com propostas de fortalecer às comunidades dialoguem, se conheçam. Essa partilha fortalece as nossas relações e a construção da Rede de Fundos Comunitários Socioambientais da Amazonia. Por exemplo, o Fundo Dema compartilhou sua trajetória ao longo dos 20 anos de atuação, para nós que somos um Fundo criado recentemente, estar aqui neste momento de troca é enriquecedor”, analisa Valéria Paye, diretora executiva do Podáali, que esteve no encontro.

Os Fundos reunidos têm em sua origem e são partes das organizações e foram criadas por elas, o Fundo Indígena da Amazônia Brasileira – Podáali, e o Fundo Indígena do Rio Negro – FIRN – por exemplo, têm origem e relação direta com organizações indígenas Coiab e a FOIRN. Já o Fundo Babaçu é parte do Miqceb, Movimento das quebradeiras de coco.

Próximos Passos

A imersão resultou no fortalecimento da identidade da rede, que agora está denominada como Rede de Fundos Comunitários da Amazônia e a construção de um planejamento de agendas de incidência, que inclui incidência no parlamento, nos Ministérios dos Povos Indígenas e Ministério de Igualdade Racial, além de participar em eventos como: o Encontro dos Presidentes Pan- Amazônicos, programado para acontecer nos dias 8 e 9 de agosto e a Assembleia dos Povos da Terra pela Amazônia, pautada para acontecer entre 6 a 10 de agosto deste ano, em Belém. Para avançar foi criada uma comissão dentro da rede de fundos, tendo um representante de cada fundo para realizar outras demandas que surgirem na rede!

Comente!

Outras notícias