Aconteceu nos dias 01 e 02 de setembro o Encontro de Projetos, promovido pelo Fundo Brasil de Direitos Humanos. Com o tema “Riscos à Democracia”, o encontro recebeu cerca de 60 ativistas por Direitos Humanos representantes de projetos apoiados pelo Fundo Brasil. A Vice-Diretora Executiva do Podáali, Rose Apurinã, marcou presença representando o Fundo. Além da gestora, a Técnica de Projetos, Rafaela Zincone, também estava presente e acompanhou as discussões durante os dois dias em São Paulo.

Rose Apurinã (no centro) apresenta ações do Grupo de Trabalho durante Encontro de Projetos. Foto: Rafaela Zincone

“O encontro foi uma grande troca com vários atores dos movimentos sociais que estão nessa luta pela promoção dos direitos. Foi muito importante para analisar conjuntamente os cenários do Brasil atual e as perspectivas de mudanças”, disse Rose, avaliando o encontro.

Para a Vice-Diretoria, que atua com a pasta de projetos do Podáali, o momento também foi de planejar os fundos do terceiro setor voltados à promoção de direitos, além de partilhar as ideias, aprendizados e as angústias no meio das lutas. “Olhar a luta do outro é uma forma de você também ver o que pode contribuir com ela; foi um momento para pensar de que forma nós podemos atuar em rede”, comentou Rose, destacando a importância da atuação coletiva para enfrentamento das realidades de grupos socialmente marginalizados no Brasil. 

Lideranças indígenas apresentam resultados de discussão de Grupo de Trabalho (GT), durante Encontro de Projetos. No centro, com microfone, Rose Apurinã. Foto: Rafaela Zincone.

Rafaela Zincone, Técnica de Projetos, também estava no evento. “Eu achei muito bonito a forma do Fundo Brasil efetivamente ouvir os movimentos e ter essa troca, essa abertura em um espaço seguro, onde as pessoas se sentiram à vontade para falar sobre temas muitas vezes delicados”, disse Rafaela. A técnica ainda ressaltou a importância do Podáali como um mecanismo que gera sensibilidade aos doadores pela natureza da atuação com povos indígenas. 

 

O Fundo Brasil de Direitos Humanos realiza periodicamente encontros e formações com os grupos parceiros e apoiados. No ano de 2021 não realizaram nenhum evento presencial, em atendimento à necessidade de distanciamento social. Com o avanço da vacinação e aprimoramento nos protocolos de proteção individual, o Fundo Brasil promoveu a primeira atividade presencial de retorno dos Encontros promovidos pela organização. 

Comente!

Outras notícias