Na tarde do dia 25/01, o Podáali – Fundo Indígena da Amazônia Brasileira realizou a primeira oficina “Tira Dúvidas” da chamada de apoio a pequenos projetos – Amazônia Indígena Resiste. O encontro online teve o objetivo de ajudar as lideranças indígenas na construção de propostas para a chamada, que está aberta até 20 de fevereiro. Na primeira edição, a oficina foi direcionada para os povos, organizações e comunidades indígenas dos estados do Acre, Amazonas e Roraima. Outras duas oficinas serão realizadas para contemplar o Amapá, Pará, Maranhão, Mato Grosso, Tocantins e Rondônia. 

Diretora Executiva do Podáali faz abertura da I Oficina “Tira Dúvidas” do Podáali. Créditos: Arquivo Podáali

“Essa é a nossa casa; é a nossa maloca: o Podáali está super aberto”, disse Valéria Paye – Diretora Executiva do Podáali – ao dar as boas-vindas na abertura da oficina. A partir de uma metodologia de resposta simultânea às dúvidas apresentadas pelas lideranças, a reunião alcançou 74 participantes indígenas dos três estados. 

“Está gostoso de ouvir, tanto as perguntas quanto as dúvidas respondidas. O processo é totalmente acessível para todos”, avaliou Angela Kaxuyana – representante da Coiab na Coordenação das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica (COICA). Angela, que também é Conselheira Fiscal do Podáali, comemorou o momento e relembrou a importância do Fundo enquanto um mecanismo totalmente indígena. “Dá muito orgulho ver o resultado de uma construção que foi feita por indígenas, gerido por indígenas e pensado por indígenas, para que possamos realizar nossos sonhos, principalmente o de proteção territorial”, finalizou a conselheira. 

Liderança indígena apresenta dúvidas sobre a submissão de propostas. Créditos: Arquivo Podáali

Wendel Apurinã é jovem liderança indígena do povo Apurinã, do município de Lábrea, no Amazonas. Com o objetivo de fortalecer a atuação da juventude indígena do seu povo e região, Wendel acompanhou a oficina do Podáali na esperança de um novo momento para o fortalecimento de jovens lideranças indígenas. “É a primeira chamada, mas traz uma boa expectativa. É um novo tempo para nós, povos indígenas; é uma nova retomada. São pequenos projetos que têm uma grande importância”, disse a liderança, que apresentará proposta no intuito de fortalecer o movimento da juventude indígena do município de Lábrea.

A primeira chamada do Podáali inaugura o apoio realizado pelo Podáali diretamente às organizações, povos e comunidades indígenas da Amazônia Brasileira. Após 20 anos de discussão, o Fundo inicia o processo de descentralização de recursos para fortalecer a autonomia indígena e das organizações. Ao todo, serão apoiados projetos nos valores de 20 a 50 mil reais nos 9 estados da Amazônia Legal. 

As oficinas terão continuidade e serão realizadas nos dias 02/02, com os estados do Amapá, Pará e Rondônia; e 07/02, com os estados do Maranhão, Mato Grosso e Tocantins. As regras da I Chamada podem ser acessadas no site do Fundo: https://fundopodaali.org.br/chamada001-22/. Também será possível enviar propostas pelo WhatsApp. Lideranças e representantes de organizações indígenas podem enviar os projetos para o número (92) 9 8528 6672, além de usarem o canal de comunicação para tirar dúvidas.

Para assistir novamente 1ª Oficina “Tira Dúvidas”, acesse a gravação o link aqui.

Comente!

Outras notícias