Em Manaus (AM), durante os dias 17 e 18 de outubro, ocorreu a 2ª Reunião do Conselho Fiscal do Podáali. A programação de dois dias contou com a participação dos conselheiros titulares; Kleber Karipuna, Angela Kaxuyana e Mário Nicácio.
No primeiro dia foi realizada a abertura com a participação da diretoria executiva e equipe técnica. Logo após os diálogos iniciais, os conselheiros se reuniram para analisar as documentações do Fundo Indígena.
A reunião do conselho fiscal faz parte da estrutura de governança do Podáali. De acordo com o conselheiro e líder Indígena, Mário Nicácio, do Povo Wapichana, durante esses dias eles fizeram a análise documental, de implementação dos projetos e também fizeram diálogo com a diretoria executiva e equipe técnica.
“Estamos na segunda reunião do conselho fiscal, e há vários avanços e há várias dificuldades e desafios, mas vejo que avançou muito nessa primeira experiência amazônica de um fundo gerenciado por indígena e implementada por iniciativa de apoiadores externos e internos principalmente com a gestão de cem por cento de indígena. O conselho fiscal possui um papel de além de analisar e fiscalizar, fazemos a orientação e contribuímos para o fortalecimento do Fundo Podáali na Amazônia e assim abrir outras janelas e portas”, pontuou Mário.