Em Naivasha, no Quênia, localizada no continente africano, vozes indígenas do mundo foram ecoadas na Conferência Global do IFIP (International Funders for Indigenous Peoples).

O evento foi dividido em dois momentos. De 17 a 18 de fevereiro, ocorreu uma pré-conferência, com a realização do 4º Encontro de Fundos Liderados por Indígenas, com o objetivo de fortalecer as lideranças desses fundos na filantropia, promovendo parcerias e alianças. O encontro também proporcionou um espaço para compartilhar experiências, estratégias e desafios enfrentados pelos fundos indígenas na obtenção de apoio financeiro e na defesa dos direitos de suas comunidades.

Na foto da direita para esquerda: Maíra Lacerda (Fundo Casa), Josimara Baré (Fundo Rutî), Inimá Krenak (Fundo Casa), Dário Baniwa (FOIRN/FIRN) e Valéria Paye (Fundo Podáali)

Nos dias 18 a 20 de fevereiro, ocorreu a Conferência Global do IFIP, que teve a finalidade de aprofundar a discussão e colaborações em torno de questões críticas enfrentadas pelos povos indígenas globalmente e de facilitar o diálogo e a colaboração significativa entre financiadores e povos indígenas.

Do Brasil, uma delegação formada por representantes dos fundos indígenas: Podáali (Fundo Indígena da Amazônia Brasileira), FIRN (Fundo Indígena do Rio Negro), Fundo Rutî (Fundo Indígena do Conselho Indígena de Roraima) e também o Fundo Casa Socioambiental marcaram presença na conferência, levando experiências e resultados concretos de que é possível fazer com que os recursos cheguem ao chão dos territórios de acordo com as suas realidades.

O Podáali esteve representado pela diretora executiva, Valéria Paye, que foi moderadora de um painel no dia 20, com o tema “O papel dos fundos no apoio às comunidades indígenas em face das emergências climáticas: desafios, oportunidades e soluções” , com a participação dos fundos Rutî, Podáali, FIRN e Fundo Casa.

Valéria Paye, destacou a criação do Podáali como resultado do movimento indígena amazônico para a captação e redistribuição de recursos diretamente aos povos indígenas e declarou os resultados concretos do apoio a 87 iniciativas indígenas em apenas cinco anos de atuação.

O FIRN, representado pelo presidente da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN), Dário Baniwa,  ressaltou que o evento proporcionou uma plataforma crucial para ampliar as vozes dos povos indígenas.

“Esperamos ter maior representação e influência dos povos indígenas, fortalecendo as parcerias estratégicas e ampliando o investimento em iniciativas lideradas por indígenas. E com o compromisso de buscar medidas concretas e viáveis, visando promover os direitos, prioridades e iniciativas dos povos indígenas em contexto de emergência climática no Rio Negro” destacou.

Representando o Fundo Indígena do Conselho Indígena de Roraima Rutî, Josimara Baré, fez uma reflexão sobre pensar o amanhã e a importância de apoiar povos indígenas.

“Quero trazer uma reflexão para todos aqui! imaginem o futuro! que futuro queremos? Para que futuro estamos nos preparando? Quero reforçar mais uma vez, apoiar os fundos indígenas não é  caridade, é uma necessidade para que possamos ter um futuro para as próximas gerações!” frisou Josimara.

A Gestora de programas no Fundo Casa Socioambiental, Inimá Krenak, ressaltou a relevância de participar dessa conferência ao lado dos Fundos Indígenas para fortalecimento das redes de apoios aos povos indígenas.

“Para o Fundo Casa, participar do IFIP ao lado dos Fundos Indígenas – Podáali, FIRN e Rutï – foi uma oportunidade de compartilhar experiências e fortalecer alianças. Discutimos como o financiamento direto fortalece nossas comunidades e garante respostas ágeis e eficazes às emergências climáticas. O evento também foi um espaço potente de troca com outros fundos indígenas de diferentes partes do mundo. O caminho para um modelo mais justo e acessível passa pelo reconhecimento e apoio às soluções construídas pelos próprios povos indígenas. Seguimos fortalecendo essa rede de confiança e autonomia.” Inimá Krenak, Gestora de programas no Fundo Casa Socioambiental.

A Conferência Global do IFIP ocorreu pela primeira vez no continente africano, reunindo líderes de fundos indígenas de todo o planeta. Foi uma oportunidade de dialogar sobre formas indígenas de compartilhar e fazer, promovendo a construção de uma narrativa conjunta e de alianças para um futuro sustentável.

Comente!

Outras notícias