Conselheiros do Podáali e lideranças indígenas da Amazônia se reuniram na chácara Paraíso Tarumã, em Manaus, nos dias 04 e 05 de dezembro para a quarta Reunião do Conselho Deliberativo. O objetivo da reunião foi discutir, colaborar e decidir sobre documentos orientadores do Fundo e novas normativas de funcionamento da organização, além também de permitir um momento de escuta dos conselheiros e aproximação com a Diretoria Executiva, hoje completa e composta por quatro mulheres indígenas.

Nara Baré, presidente do Conselho Deliberativo do Podáali, fala às demais lideranças e conselheiros presentes

Estavam presentes os conselheiros Marcello Macuxi (Roraima), Avanilson Karajá (Tocantins), Maria Leonice Tupari (Rondônia), Ariabo Quezo Balatiponé (Mato Grosso), além de Rosimere Arapaso, da União das Mulheres Indígenas da Amazônia Brasileira (Umiab) e Nara Baré, da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab).

Nara Baré, presidente do Conselho Deliberativo, abriu os trabalhos de discussão da reunião analisando os passos do movimento indígenas em 2021 e destacou o lugar do Podáali para fortalecer a mobilização amazônica: “O Podáali é um filho do movimento indígena”, disse.

Maria Leonice Tupari, conselheira pelo estado de Rondônia, em momento de descontração

A liderança de Rondônia, Maria Leonice, do povo Tupari, ressaltou o papel do Conselho para o bom funcionamento do Fundo. “O Podáali só vai andar pra frente se tivermos o compromisso com ele. Nós somos responsáveis para que tudo possa caminhar bem”. A conselheira Rosimere Teles, do povo Arapaso, seguiu a fala da sua parenta de Rondônia e frisou: “Para o Podáali ir para a frente, nós precisamos entender as bases; o que as bases pensam”.

O Podáali é um Fundo criado por indígenas, para os indígenas e com gestão indígena. As lideranças e conselheiros são a sustentação do Fundo e, em Manaus, a discussão deu passos na consolidação de uma organização que está pronta para a ação.

A reunião ainda teve espaço para apresentar as atividades executadas de 2021 e as programadas para 2022. A equipe técnica aprofundará as ações para o próximo ano na Oficina de Planejamento, idealizada para acontecer no início de 2022.

A reunião foi a primeira oportunidade da Diretoria Executiva se apresentar completa ao Conselho. Estavam na reunião Valéria Paye, do povo Titiyó/Kaxuyana e Diretora Executiva; Rose Meire, do povo Apurinã e Vice-Diretora Executiva; Claudia Soares, do povo Baré e Diretora Secretária; e Modesta Carvalho, do povo Tukano e Diretora Financeira. Tarisson Nawa, Assessor de Comunicação, e Sarah Farias, Técnica Financeira, também acompanharam a Diretoria durante os dois dias de reunião. Apesar de presencial, a discussão com os conselheiros também teve transmissão online, com a participação de Aurélio Vianna, assessor do Fundo.

Veja alguns registros da reunião na galeria abaixo.

Comente!

Outras notícias