Nos dias 7 á 9 de outubro de 2022 aconteceu O Intercâmbio De Conhecimentos Sobre Mecanismos Comunitários De Financiamento Territorial na Morelia, Michoacan no  México, o Fundo indígena da Amazônia Brasileira esteve participando do evento e Valéria Paye compartilhou a experiencia do Podáali com diversas organizações e instituições internacionais.

INTERCÂMBIO DE CONHECIMENTOS SOBRE MECANISMOS COMUNITÁRIOS DE FINANCIAMENTO TERRITORIAL/MORELIA, MICHOACAN, MÉXICO

 

 

 

 

A pauta desse evento surgiu após a COP26, quando houve o reconhecimento da importância dos povos indígenas quanto o cuidado das florestas e outros ecossistemas e sua contribuição estratégica no combate às mudanças climáticas, e a apresentação de estudos que apontam que apenas uma pequena parte do financiamento climático chega de fato até os territórios e comunidades indígenas, por isso o evento teve o objetivo de promover um espaço de encontro com possíveis doadores e aliados interessados em  fortalecer as capacidades e processos dos mecanismos de financiamento indígenas e comunitários. A Diretora executiva fez a apresentação do Podoáali, seu processo de construção e como a organização está se estruturando para atuar na Amazônia Brasileira. Valeria Paye que é atual diretora executiva da organização falou como foi participar do intercambio.

Valéria Paye – Dir. Podáali – INTERCÂMBIO DE CONHECIMENTOS SOBRE MECANISMOS COMUNITÁRIOS DE FINANCIAMENTO TERRITORIAL 7-9 DE OUTUBRO DE 2022. MORELIA, MICHOACAN, MÉXICO

“A participação no evento de Intercâmbio foi importante para compartilhar a experiência de construção participativa do Fundo Podáali e conhecer experiência de financiamentos bem sucedidos conduzidos pelas comunidades. Oportunidade de articulação para construir aliança para fortalecimento das iniciativas de mecanismos, para que possam de fato apoiar os nossos povos, comunidades e organizações.” disse Valeria Paye.

Durante o encontro vários temas foram abordados Sessão de análise sobre financiamento e fortalecimento dos direitos dos Povos Indígenas e Comunidades Locais, esse foi um tema abordado pela Fundação Ford. O evento encerrou com uma Reunião em Washington com um grupo de doadores: apresentação dos resultados do evento de intercâmbio e abertura
de diálogo sobre possíveis acordos de colaboração sobre financiamento territorial em diferentes regiões e países.

o evento foi uma organização de:
● Instalação Florestal e Agrícola / FFF-FAO
● Rede Mexicana de Organizações Camponesas da Floresta / Rede MOCAF
● União Internacional para a Conservação da Natureza
● Aliança Mesoamericana de Povos e Florestas/AMPB.

Com apoio de:
● Ministério das Relações Exteriores do México

 

 

 

 

 

Ascom/Podáali

Comente!

Outras notícias