O encontro ocorreu nos dias 02 a 04 de abril na Colômbia
Na Colômbia, em Bogotá, a diretora executiva do fundo Indígena da Amazônia Brasileira (Podáali), Valéria Paye, do povo Tiriyó e Kaxuyana e a vice-diretora, Rose Meire, do povo Apurinã participaram do primeiro “Encontro de Parceiros da iniciativa Amazônia” da Niatero, que ocorreu entre os dias 02 a 04 de abril.
Com propósito de reunir representantes das organizações indígenas parceiras e aliados para compartilhar experiências e fazer um diálogo sobre o futuro, o encontro promoveu um momento de troca, conhecimento e reflexão entre os parceiros da Niatero.
A vice-diretora executiva do Podáali, Rose Apurinã, pontuou a importância desse espaço para ouvir os outros países com suas demandas, inquietações, e também as suas iniciativas. Além disso, o Fundo também apresentou seu trabalho nos grupos.
“O podáali fez sua apresentação, como esse mecanismo dos povos indígenas na Amazônia brasileira para a captação de recurso, no intuito de atender iniciativas dos territórios indígenas, e também foi muito frisado, a abrangência do Brasil nesse campo que é a nossa Amazônia, e a importância de ter ferramentas como podáali, e como o Fundo Indígena do Rio Negro (Firn), para fortalecer essas estratégias de luta diante dos cenários que são diversos e adversos também” ressaltou Rose.
A programação contou com plenárias, debates em grupos e palestras. Além do Podáali estavam presente representantes de outras organizações indígenas do Brasil como a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira, Conselho Indígena de Roraima (CIR), Organização do Território Wayamu e as representantes do Fundo FIRN.
Foto: Alana Manchineri