Entre os dias 14 a 16 de fevereiro, a Diretoria Executiva do Podáali participou do “Seminário Visão de Futuro do Povo Xavante sobre o Cerrado/Floresta”. A iniciativa faz parte de construção coletiva com as parcerias entre o povo Xavante, no Mato Grosso, o Podáali e a The Nature Conservancy (TNC). As organizações irão atuar como parte do Programa Global REDD Early Movers (REM, sigla em inglês), que apoia a remuneração de serviços ambientais baseada no comprometimento com a redução de emissões de dióxido de carbono (CO2) por meio de ações de conservação de florestas. O encontro contou com a participação da Vice-Diretora do Fundo Indígena, Rose Apurinã, e da Técnica de Projetos, Rafaela Zincone.

O Podáali é um dos parceiros técnicos com a TNC e a convite do povo Xavante para apoiar as iniciativas em 9 Terras Indígenas (TI’s) por meio de premiações coletivas que estão sendo desenvolvidas pelo povo para a gestão territorial e ambiental; produção sustentável e geração de renda; e valorização dos conhecimentos tradicionais indígenas.

“A construção é do movimento indígena. A vinda do Podáali é muito importante para nós”, disse Agnelo Xavante

A liderança indígena é integrante do Conselho de Lideranças Xavante e do Conselho Deliberativo da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB). Agnelo falou da dificuldade enfrentada pelo povo e a contribuição que o apoio das alianças das organizações darão aos Xavante.

“A importância da participação do Podáali no evento é pra que de fato nós possamos construir junto com os parentes”, afirmou Rose Apurinã

O Fundo Indígena tem regras específicas para modalidades de apoio por meio de premiação e tem como premissa a construção das etapas em diálogo com os parentes indígenas. O encontro foi finalizado com a perspectiva de construção de um modo de diálogo feito com os Xavante que sirva de modelo de trabalho futuro com outros povos.

“Nós queremos estar lá, ouvindo os parentes, construindo com eles; uma atuação forte do Podáali, estruturante e que sirva de modelo de trabalho para outras iniciativas”, destacou a Vice-Diretora.

A partir do Seminário, a Comissão de Lideranças Xavante se reunirá com o Podáali para avançar na definição do formato de cada etapa que compõe a premiação.

Comente!

Outras notícias